26 junho 2009

Pensar dos leitores: Poetizar

Quem não vai ao Pombal,
com amor e com fé?
se não leva a alma pura,
lava-a no rio tua
com o S. LOURENÇO ao pé.

Quem não recorda o passado?
Quem não reza quem não chora?
Quem talvez naquela terra
Não lembra um sonho antigo
Passado pela vida fora?

Quem não deseja um futuro?
Amparado de benesses?
Quem não vê sobre esses montes
Na linha dos horizontes
O altar das suas preces?

Na margem do Rio Tua
Margem esquerda da corrente
Há umas ÁGUAS SAGRADAS
QUE CURARAM MUITA GENTE.

S.LOURENÇO É O PATRONO
Daquelas águas sagradas,
Mas toda a gente tem pena
De estarem tão desprezadas.

Senhores que mandam nas TERMAS
Se são crentes de verdade,
Peçam ao MÁRTIR S.LOURENÇO
UM POUCO DE SOLIDARIEDADE


Meu MÁRTIR S.LOURENÇO
Meu amado PADROEIRO,
Dá uma ajuda a esta gente
Que tem tão pouco dinheiro.

Ao MÁRTIR S. LOURENÇO
Nome DIVINO E HUMANO,
ELE protege, ELE muda
Um destino um desengano.

Se S. LOURENÇO cá viesse
Como dantes o fizera,
Talvez que não tolerasse
O que hoje se tolera.

REPITO:Se ELE cá passasse agora
Numa manhã de Bonança,
Gostava de ver concerteza
Mais perfume,mais beleza
Nas TERMAS DE S. LOURENÇO.

MÁRTIR S.LOURENÇO
NASCESTE NO CANADÁ
Se SOUBESSES que tratavam assim
Não TERIAS vindo para cá.
FIM.

(recebidos por correspondência electrónica)

11 comentários:

Anónimo disse...

Realmente estou mesmo assoberbada de admiração com esta gente do Pombal de Anciães, e já não é só de agora!
Interrogo-me desde sempre dos porquês, sim porque não pode haver um só porquê(?)de tanta indiferença daquela gente ao mal que lhe têm feito...das mentiras que há tantos anos ali têm sido vertidas em forma de promessas, sendo estas por vezes, FRAUDULENTAS e carregadas de puro ostracismo, propositado e doentio.
Um dia, já lá vão muitos anos, mas talvez por volta de 1986/87 dizia-me uma Senhora minha amiga que o Presidente da Câmara de então foi lá prometer que na Associação onde me parece que está um campo da bola, ali seria feita uma piscina...
Que acreditava naquele homem (presidente) como em qualquer Santo...
Enfim, como aquele, quantos santos por ali passaram e vai a ver-se, tudo não tem passado de ilusão.
Aquele boa gente do Pombal acredita em tudo e até acreditou no mais mentiroso e matreiro de todos, como que fosse algum dia possível que ele fizesse no S. Lourenço aquilo que no primeiro dia que veio da Madeira disse ao Jornal Expresso - Naquele buraco ninguém mete um tostão -!
Bom, mas ele até la meteu muitos tostões e foi através desses tostões que ele tão bem anganou o povo do Pombal e do concelho!
O dinheiro não era dele, e como tal, foi mais fácil enganar!
A mim não me admira que o povo simples seja enganado como o pobre diabo do presidente da junta que de administração apenas perceberá a de casa dele e já é muito, mas pessoas tidas em boa consideração como bancários, funcionários públicos, professores, arquitectos, licenciados nas mais variadas vertentes do ensino, comerciantes de sucesso, militares até com patente elevada ao mais elevado grau da hierarquia, tanta gente se tenha permitido que a sua freguesia tenha tomado os últimos sacramentos de verdadeira vida desenvolvida!
Através da poesia não vamos lá amigas e amigos...
Reunam-se todos e interroguem-se uns aos outros da vergonha que sentirão por tudo quanto não fizeram e deviam ter feito!
Enfim, envergonhem-se pelo menos uma vez na vida e vejam o mal que fazem a vós próprios e aos vossos filhos e netos!
Tenho pena de não ser do Pombal, terra bonita e de mocidade ao tempo, tão merecedora!

Anónimo disse...

Realmente tudo muito estranho, ou talvez não!
Pronunciem-se os visados!

JL

Anónimo disse...

Isto faz-me desconfiar!
O que é que estarão a preparar?
Alguns dos visados ainda não podem falar!
Ainda não estão seguros!
Quando passar este tempo de insegurança e não vá o diabo tecê-las, alguém vai pagar as favas!
Penso eu de quê...
AMSSB|-|

Anónimo disse...

Concordo que o povo se devia interrogar, não todo mas 99,99% mas quem o Povo do Pombal devia interrogar devia ser o PC e o PJ. Não sei porque nunca o fizeram,serà que ainda o vão fazer agora?.Esperamos para ver.

Anónimo disse...

Sobre o S. Lourenço... e a estupidez de o não querer…

É na verdade triste o estado lastimável em que aquele lugar se encontra. Mas mais triste ainda, é o que o S. Lourenço devia agora ser e não é! Muitos indignam-se pelo estado abandonado em que o local se encontra mas esquecem o condicional; o que poderia, o que seria o S. Lourenço se…? Sei contudo, que é esse o objectivo.
Pois bem. Se há “se…?” é porque nada foi feito para…
E aqui não vale a pena andar à roda ou tentar dar a volta. Dr João Sampaio primeiro, Eugénio de Castro depois e a população de Pombal são os grandes responsáveis pelo que S. Lourenço não é! Os dois políticos são-no indefectivelmente pela responsabilidade política através da qual podiam ter feito algo e não fizeram, mas, como se isso não bastasse ainda conseguiram ir a Pombal prometer, prometer, prometer…
No caso de E. Castro e porque me lembra melhor, atrevo-me até a dizer que mentiu porque de quatro em quatro anos prometia o mesmo e os resultados são os que … não vemos.
Mas a população de Pombal tem também a sua quota de responsabilidade porque se por um lado não soube exigir, pelo outro, sempre acreditou nas promessas –vãs- que durante décadas lhes foram feitas. Só que o ditado não engana; “à primeira quem quer cai, à segunda cai quem quer e à terceira só cai quem é burro.” Por isto, desculparem-se com o facto de terem sido enganados não chega. Os de Pombal sempre foram mais fiéis ao engodo da sardinha e da boa fêvera mesmo que comidos ali bem ao pé do santo e a cheirar o sulfuroso das águas pagas pelos novos arautos da burguesia moderna do que do desenvolvimento, da criação de emprego, da reconstrução das casas da sua aldeia e de tudo o mais que “aquele buraco” lhes poderia trazer.
Posto isto, e sendo a realidade a mesma de há vinte anos atrás, o S. Lourenço está exactamente como os de Pombal merecem!
Porquê queixarem-se?

Obervator.

Anónimo disse...

CERTISSIMO.
NADA A ACRESCENTAR.

Anónimo disse...

Como não poderia deixar o tema da actualidade das eleições autárquicas de Crrazeda é Termas de S. Lourenço.
Já muita tinta se gastou para tentar saber quem são os responsáveis pelo estado em que se encontram e não foram desenvolvidas atempadamente como tantas outras no País.
Politicamente sem dúvida 100% aos presidentes de camara e junta de freguesia local e em quota parte dos Pombalenses que neles acreditaram em vão e ingenuamente.
Para relembrar há anos atrás um emigrante no Brasil até desenhou uma maquete daquilo que queria construir em S. Lourenço, na altura e com a idade que tinha chamaram-lhe sonhador, enfim... (essa maquete julgo ainda se encontrar algures no espólio da ARCPA).
Mais tarde um grupo de Pombalenses e não só tentaram " mexer com as águas ", mas tal como os carros quando vão á inspecção periódica, depende do examinador ou passa ou tem de voltar outra vez...
Agora tempo para reflexão: há alguns dias vi algures nestes blogs algo sobre um pombalense e seu filho que investiram forte no concelho na recuperação de património para fins turisticos, se tinham em Pombal idênticas porque não aqui? (elogio e não depreciativismo neste aparte, parabéns ao João Coelho e ao Pedro Coelho).
Assim uns são loucos, outros se podem será que é porque os não deixam?
Deixem as Termas, estarão cada vez mais em fase terminal, só falta que seja aprovada "eutanásia", para por fim termo a tanto sofrimento (sentido figurativo).
Precupações não faltam ao concelho que não só e sempre as tão badaladas Termas, mas S. Lourenço é Santo e pode sempre fazer algum milagre, oxalá que sim.

Anónimo

Anónimo disse...

Pode ser que a pròxima Campanha Eleitoral para as Autarquicas traga alguns esclarecimentos,sò remos de esperar mais algum tempo.
M.Q.

Anónimo disse...

"Como diz o Povo a esperança è sempre a ùltima a morrer".Neste caso a ESPERANÇA ESTÀ MORIBUNDA,mas quem sabe,talvêz não morra e então (QUE AS BENDITAS TERMAS SE SALVEM).
QUE O MÀRTIR S. LOURENÇO ME OIÇA MAS QUE CASTIGUE QUEM TANTO MAL LHE FÊZ.
POMBALENSE.

Anónimo disse...

No lugar das TERMAS DE S.LOURENÇO existe uma Capela com o mesmo nome,sò que agora quem quiser ir là rezar as suas orações poderà tambèm admirar as obras de um Pintor que da Capela fêz o seu estudio.Não condeno o pintor mas sim quem lhe deu autorização para tal.Aceito atè que o Pintor ali permanecesse como o vem fazendo hà muito tempo ,quem sabe atè poderia vender as suas obras,mas dentro da Capela não.Por amor de DEUS antes de fazerem as coisas pensem primeiro no que fica bem e no que fica mal.
POMBALENSE.

Anónimo disse...

Ao anónimo AMSSB DE 28-06 queria dizer-lhe que as favas jà estão pagas e sabe quem as pagou todas? foram os POMBALENSES.