31 julho 2010

Santo António também pregou aos peixinhos do Rio Tua

Por vezes dá a ideia de que o Gabinete de Relações Públicas da EDP, é ultrapassado pelo Grupo de Pressão Ecologista.
Falo a propósito da questão do Rio Tua, da barragem prevista e da manutenção da Linha de Caminho de Ferro.
A minha opinião é conhecida. Sou a favor da barragem porque não considero possível que a linha de caminho de ferro actual, venha a ser segura e tenha rentabilidade num futuro próximo. Também considero que o facto de dependermos tanto do exterior, no que respeita à energia eléctrica, torna o investimento da barragem, um imperativo nacional, a não ser que me comprovem que é melhor a energia nuclear.
Infelizmente para mim, os factores mais decisivos que sustentam a minha opinião, não mudam.
A não ser que se crie mais um movimento de opinião que defenda que Santo António também pregou aos peixinhos por estas paragens. Neste caso sim, teríamos uma circunstância de excepção para contabilizar e contrapor à construção da barragem. Só faltaria provar que as pregações foram proferidas em águas mais revoltas e batidas, a peixes mais calejados na luta pela vida. Teríamos de nos antecipar ao Presidente de Mirandela que podia contrapor o seu espelho de água com repuxo, como local privilegiado de pregação.
Assim se criaria um lugar de peregrinação. Uma segunda Fátima com todo o seu potencial de turismo mas, com preocupações de equilíbrio ambiental.
Há outro aspecto que foi considerado. È que acredita-se que seria mais fácil obter para esta ideia, o apoio dos naturais. Não se precisaria do patrocínio do Sérgio Godinho nem do Cristiano Ronaldo.
Da minha parte se a ideia fosse avante, lá estaria a aprender a praticar rafting.
Pombal - A aldeia que vive para o teatro

30 julho 2010

Ipsis verbis- carro novo

"Os transmontanos têm uma oportunidade de pedir um carro ao ministro das Obras Públicas",
sugestão do presidente da Câmara Municipal de Mirandela, José Silvano a propósito das das declarações do ministro que achou mais barata a entrega de uma viatura do que a manutenção e modernização da linha do Tua, aqui
"O metro do Porto tem 1,6 mil milhões e o de Lisboa 2,4 mil milhões de prejuízos e não vejo o ministro preocupado em dizer que dá carros às pessoas que vivem nessas zonas do país"
idem

Ventos favoráveis para a linha do Tua

Os defensores da linha do Tua ganharam dois novos fôlegos. O primeiro vem de dentro com a possibilidade de classificação de monumento nacional; o segundo sopra de Espanha e tem como base a construção do TGV e a sua ligação ao nosso país.

O Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) aceitou o requerimento apresentado em Março com vista à abertura do processo de classificação da linha ferroviária do Tua como Património de Interesse Nacional. O IGESPA é um instituto público português que "tem por missão, a gestão, a salvaguarda, a conservação e a valorização dos bens que, pelo seu interesse histórico, artístico, paisagístico, científico, social e técnico, integrem o património cultural arquitectónico e arqueológico classificado do País”.

Os jovens dirigentes socialistas espanhóis defendem que Bragança devia apostar numa melhor ligação a Puebla de Sanábria para aproveitar a estação do TGV que ali está a ser construída. “Achamos que é vital e seria lógico que se unisse Bragança e Puebla de Sanábria, ou com uma linha ferroviária ou com uma via rápida”, refere Ismael Aguado, dirigente da Juventude Socialista de Zamora.

A manutenção da ferrovia é só uma exigência do caderno de encargos, como também da própria DIA, da declaração de impacte ambiental. Recordo que vários administradores da EDP fizeram declarações públicas, extremamente arrogantes, afirmando que não estavam disponíveis para construir nenhuma linha ferroviária alternativa em caso de construção da barragem.

A EDP ao avançar sem autorização com a construção de um caminho para estudos no local de querer fazer a obra sem elencar com os encargos inerentes; o senhor ministro ao dizer que seria mais barato oferecer um carro, com o combustível, a cada passageiro do Tua, do que manter a linha depois dos devidos investimentos para melhoria e segurança, esquecendo que durante mais de cem anos nada foi melhorado nesta ferrovia, são exemplos desta que chamo “parceria publico/privada” que privilegia sempre os chamados mais fortes.

A sobrançaria dos decisores das grandes empresas advém de em Portugal terem o apoio do Governo contra os interesses das populações locais e muitos negócios parecerem estar acima dos órgãos reguladores e da própria lei.

FARPA 2010 - newsletter n.º 1

No meio do escuro, ouve-se uma voz: “SENHORAS E SENHORES, VAI DAR-SE INÍCIO AO ESPECTÁCULO” … O silêncio invade a plateia… a tosse musicada instala-se por entre o público... é a expectativa, a ansiedade... é o início do espectáculo, da paixão, da desconfiança, é o momento do momento! É do nada que a luz rompe a escuridão e uma voz longínqua e abafada chora, ri, e dita as palavras que anunciam um novo FARPA, o Festival de Artes de Pombal de Ansiães que Trás Montes de emoções!

É já entre os próximos dias 31 de Julho e 9 de Agosto que a Associação Recreativa e Cultural de Pombal de Ansiães (ARCPA) programa a décima terceira edição do festival.

As diversas disciplinas artísticas são o mote de um festival que se quer, hoje e amanhã, um manifesto universal e multidisciplinar, contando com cerca de quarenta actividades, entre espectáculos de teatro, concertos de música, exposições, workshops, cinema distribuídos por diversos espaços da Freguesia de Pombal de Ansiães, num ambiente informal e repleto de utopias.

Terminamos esta primeira nota, com as palavras do escritor António Cabral:

Trás-os-Montes de onda alta
De Portugal em vai-e-vem
Aqui termina, é verdade
Mas principia também.


A organização

Conferência de imprensa

Linha do Tua a Património Nacional

Sexta-feira – 30 de Julho – 11.15h

Será apresentada a resposta favorável dada ao Requerimento e o teor do Despacho relativo ao pedido de abertura do processo de classificação da Linha Ferroviária do Tua como Património de Interesse Nacional.
LINA DO TUA - Abertura do processo de classificação como monumento nacional pode travar barragem
ZEDES - A GNR anunciou hoje uma das maiores apreensões de cannabis no distrito de Bragança com a descoberta, numa aldeia de Carrazeda de Ansiães, de 850 plantas e sementes que dariam para uma nova plantação de grandes dimensões.
Segundo informação disponibilizada por aquela força de segurança, a apreensão ocorreu quarta feira num terreno nos arredores da localidade de Zedes.
As plantas de cannabis sativa tinham entre 20 centímetros e um metro e meio da altura e pesavam quase dez quilos.

BRAGANÇA - Aviso de risco máximo de incêndio para 13 distritos

Ipsis verbis - memória curta

"Temos a memória curta! passámos a vida a dar vivas a gente que passou o tempo a deitar-nos migalhas e, hoje, parece que estamos a esquecer o homem que, efectivamente, e de uma vez por todas, nos trouxe o pão inteiro..."
Artur Pimentel, presidente da Câmara Municipal de Vila Flor a propósito da responsabilidade de José Sócrates na construção do IC5, IP2 e Auto-Estrada Transmontana.

28 julho 2010

boas-vindas

Foi com agradável surpresa que vi registada como nobel contribuidora deste blogue, a nossa particular amiga Dra. Otília Lage! Com o seu valiosíssimo contributo, este espaço ficará muito mais rico, pela sua diversidade de conteúdos, pela erudição e pela irreverência que a caracteriza. Da minha parte, espero ter com ela alguns diálogos interessantes. Seja bem-vinda, cara amiga.

h r

26 julho 2010

Uma verdade inconveniente

Há demasiados em Trás-os-Montes que  preferem esquecer: muita população, alguns autarcas e forças vivas, assim ditas.
Há três grandes vias de comunicação em construção em Bragança. A4, IP2 e IC5 num investimento de mais de dois mil milhões de euros que vão desencravar de vez a região.
Há forças políticas, como alguns dirigentes nacionais do PSD, que tudo têm feito para que este investimento fundamental para a região não fosse realizado.
Há um rosto que "contra tudo e contra todos" tem defendido as obras e é o primeiro responsável pela sua realização:
o primeiro-ministro José Sócrates.

25 julho 2010

Expropriações - IC5 - ponte da Brunheda

Despacho n.º 11936/2010
(...)
declaro (...) a utilidade pública, com carácter de urgência, das expropriações das parcelas de terreno necessárias à construção deste lanço(...)
Mais declaro autorizar a Aenor Douro — Estradas do Douro Interior, S. A., na qualidade de subconcessionária da subconcessão do Douro Interior, a tomar posse administrativa das mencionadas parcelas, assinaladas nas plantas anexas, com vista ao rápido início dos trabalhos, sendo que a urgência das expropriações se louva no interesse público de que a obra projectada seja executada o mais rapidamente possível.
(...)
Diário da República, 2.ª série — N.º 142 — 23 de Julho de 2010

A tradição dos astronautas

No início da “ Silly Saison” polemizou-se aqui sobre a questão das SCUT e o pagamento de portagens nas Auto-estradas e I.C que estão em construção nas nossas paragens. Por essa altura tivemos por perto a visita do Sr. Ministro da Economia que falou, para dizer que iríamos ter que pagar o benefício dos nossos novos acessos. Depois desdisse-se mas, o mais certo é que, quando as vias estiverem a funcionar, o Sr. Ministro esteja já a fazer o seu período de nojo, numa qualquer empresa pública.
Assim não vai precisar-se dele para obrigar os utentes a pagarem as despesas com os investimentos feitos. Tenho para mim que a obra da IC que passa pelo nosso concelho e há-de dar acesso em todas as direcções, quando concluída, constituirá o maior investimento jamais feito aqui. A obra tem-me eriçado os cabelos ao ponto de não conseguir conjecturá-la concluída nos meus dias. Ao imaginar o preço por que nos vai ficar, o desbaste e nivelamento dos terrenos na nossa zona, consigo até inventar aeroportos a substitui-la (hoje vai-se do Porto ao Algarve de avião, por 20 Euros). Na verdade estas condições de acesso virão potenciar muito a região. Talvez mais do que o fez o comboio, que já lá vai.
Fica portanto a pergunta. Já estamos a preparar-nos para justificar este investimento? Já estamos a pensar no lucro que poderemos tirar da melhoria ímpar, das condições de acesso que vamos ter? Ou só estamos a pensar em fugir ao pagamento das portagens, que tão caras ficarão, se não se lucrar com elas!
É pertinente perguntar-me por exemplo, se a estratégia da Autarquia de prometer para breve um pré-fabricado novo para as Termas do Pombal, já estará integrada na ideia de potenciar os nossos recursos com vista a tirar partido dos acessos a advir.
Afinal são as ideias e projectos, ou é a incompetência e a ignorância para os implementar que, na circunstância, nos manieta!? Tudo factores que hoje em dia se conseguem ultrapassar com dinheiro emprestado, como afinal faz o Governo. Só faltará depois quem imponha o reembolso.

Recordo-me que havia um homem a quem chamávamos Brasa que tinha a obsessão de ir à Lua. Admito que em momentos menos sóbrios se tenha imaginado astronauta e tenha visionado à sua maneira a sensação de ir à Lua. Possivelmente se tivesse conseguido chegar a conhecer os futuros acessos viários talvez tivesse com menos fantasia imaginado ir a Lisboa e voltar. Uma coisa é certa. Nunca foi por falta de visionários que deixámos de sonhar e de voar alto. É assim que daqui deixo um contributo vertido em proposta, assente na tradição de que o Brasa, foi exemplo pioneiro. Que tal a criação aqui de um curso de astronautas: Escola já há.

Hoje

em Zedes há festa.
Celebra-se o 29.ºAniversário da ACD Zedes. Quem tiver saudades dos bailes na rua, à moda antiga, pode aparecer a partir das 18 h. O ex-Musicarte Jorge Saavedra vai estar lá para animar o fim de tarde,em frente à Sede da Colectividade, a lembrar os antigos bailes na antiga Escola Primária...Mas antes, a Sr.ª Dra Otília Lage vai falar da República e os alunos da Escola de Música de Zedes vão fazer a sua 2.ª apresentação.
Vai também haver um lanche partilhado. Todos os sócios e amigos da Associação e da Aldeia são convidados a participar, mas levem alguma coisa para partilhar.


Tirado daqui

Divulgação FARPA 2010


Farpa 2010, Festival de Artes de Pombal de Ansiães, uma pequena aldeia do Nordeste Transmontano, concelho de Carrazeda de Ansiães, aparece este ano na sua 13ª edição.

Um acontecimento que marca as actividades culturais da região no final do mês de Julho e inicio do mês de Agosto.

De 31 de Julho a 8 de Agosto, Pombal de Ansiães é um local obrigatório de visita.

Não perca, à sua espera está um festival de artes de elevada qualidade que engloba teatro, sério e menos sério, teatro de rua e espectáculos de fogo, música popular, fado, world music, workshops, documentários, cinema, stand up e...a tradicional forma de bem receber dos transmontanos.

24 julho 2010

Para memória futura

Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

Nota (daqui)

(...)
3. Dada a interpretação abusiva por parte de alguns órgãos de comunicação social de declarações do Ministro António Mendonça, esclarece-se que não está em causa o pagamento de portagens nessas três concessões rodoviárias e reafirma-se que não há qualquer alteração em relação ao que estava previsto: no Douro Interior não haverá portagens; no Túnel do Marão (5,6 km) haverá portagens; na Auto-Estrada Transmontana, serão portajados 14 km de um total de 186 km de extensão.

Não vá o diabo tecê-las

Uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma

Berta Nunes, presidente da Câmara de Alfândega da Fé descobre que as barragens não têm trazido as riquezas esperadas para a região. Se quisesse ser um pouco mais explícita e realista diria que as barragens não têm trazido nenhuma mais-valia para Trás-os-Montes. No mínimo curiosa é ainda a tomada de consciência da edil alfandeguense que em declarações ao "Nordeste" reconhece que ninguém sabe quanto vai receber, nem como vai ser gerido o dinheiro. Os prazos e as expectativas não têm sido cumpridos. Esta é a mais honesta tomada de consciência que já vi dos autarcas transmontanos perante o folclore e a propaganda da elétrica nacional. O negócio das barragens no Douro, Tua e Sabor constitui para a EDP um negócio chorudo que não tem contrapartidas para as populações do interior transmontano. 

Perante a passividade dos agentes locais, a inércia dos autarcas que os não souberam aproveitar em mini-hídricas, a EDP aproveita recursos locais para gerar lucros e pagar prémios principescos aos seus gestores: 3 milhões a Mexia no ano transacto, e deixa apenas propaganda e falsas esperanças. A areia para os olhos é-nos atirada por um conjunto de iniciativas que mais não fazem do que dourar a pílula e mascarar os fortes impactos ambientais que provoca nas nossas paisagens. É o caso do chamado programa de "apoio social às populações abrangidas pelos novos projectos hidroeléctricos", da distribuição de lâmpadas economizadoras, iniciativas que não cobrem qualquer campanha publicitária como a ocorrida com o concerto “Terras de Água” em Alqueva ou no Alto Lindoso.

Agora para encher o olho propõe a criação de um parque regional Sabor/Tua no valor de uns presumíveis muitos milhões de euros. Não se sabe ainda muito bem qual a área abrangida, quanto se vai gastar e quem o vai gerir. Porém o rebuçado foi lançado e a água da boca dos ingénuos começa a correr de forma desenfreada. Não valerá de nada gritar que o rei vai nu, mas que vai, vai.

Barragem acabará com linha do Tua em Carrazeda

A EDP anunciou o lançamento do concurso para a construção da barragem do Tua, entre Carrazeda de Ansiães e Alijó.
A adjudicação deverá ocorrer até ao final deste ano. A obra ficará concluída no início de 2015.
A EDP está obrigada (?) a um conjunto de medidas compensatórias, nomeadamente uma alternativa à linha ferroviária do Tua, que ainda está a ser estudada, e a criação de uma agência de desenvolvimento regional. Confira aqui

Com a construção da barragem desaparecerá um troço da linha do Tua no concelho de Carrazeda de Ansiães e a ligação desta linha ferroviária nacional e toda a paisagem envolvente se modificará...

Encerramentos - escolas

A partir do próximo ano lectivo fecham as escolas rurais no concelho de Carrazeda de Ansiães onde encerram sete estabelecimentos e as crianças vão ter aulas no pólo escolar da vila.

O pólo passará a ser a única “escola” do primeiro ciclo com o encerramento da EB1 de Carrazeda, Castanheira do Norte, Pombal de Ansiães, Linhares, Vilarinho da Castanheira, Selores e Fonte Longa.

A informação foi confirmada à Lusa por fonte da Equipa de Apoio às Escolas (EAE) da Terra Quente e Baixo Sabor que abrange os concelhos de Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Vila Flor, Torre de Moncorvo, Carrazeda de Ansiães e Mirandela.
Daqui

O centro Escolar foi resultado do protocolo celebrado com o Ministério da Educação que pressupôs o encerramento de todas as escolas. Uma atitude que esperamos que no futuro haja alguém no concelho para a avaliar. Já refletimos no blogue sobre o assunto aqui

23 julho 2010

Parabéns

Matilde Teixeira

Pela “Divulgação da Língua Portuguesa”, o júri dos Prémios Talento escolheu a professora em França, natural do Pombal de Ansiães, Matilde Teixeira.
O prémio foi-lhe atribuído hoje em directo na RTP1 na “Gala dos Prémios Talento”.

Numa iniciativa da Secretaria de Estado das Comunidades, os Prémios Talento pretendem distinguir portugueses e luso-descendentes residentes no estrangeiro que se notabilizaram durante o ano em áreas como Artes do Espectáculo (cinema, teatro, música e interpretação), Artes Visuais, Associativismo, Ciência e Comunicação Social.
Desporto, Divulgação da Língua Portuguesa, Meio Empresarial, Humanidades, Literatura, Política e Profissões Liberais são os outros setores distinguidos.

21 julho 2010

"Antologia" de Júlio Pomar em Bragança


Júlio Pomar, 81 anos, pintor.



Exposição, de nome “Uma Antologia”, inaugurada no passado dia 30 de Junho no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais em Bragança.
Até 17 de Outubro.
Hoje para ouvir na TSF no "pessoal e transmissível" como convidado de Carlos Vaz Marques ou aqui

17 julho 2010

Pensar dos leitores: Mário Sales de Carvalho

Investigador diz que novas barragens não vão ter aproveitamento turístico
O investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) Rui Cortes defendeu este sábado, na Régua, que a construção das barragens reversíveis, em que há um reaproveitamento da água turbinada, vai impedir o aproveitamento turístico das albufeiras.

A maior parte das barragens previstas no Plano Nacional vão ser reversíveis, o que para o investigador significa que vai haver uma "grande flutuação do nível de água, enchendo durante a noite e baixando durante o dia, período de maior consumo de energia".

"A ideia idílica de ter uma grande massa de água não se vai verificar. Pelo contrário, será uma situação muito desagradável com grandes variações de cota que não são propícias para fins turísticos", salientou.

Para o especialista da área de ambiente, as grandes flutuações do caudal dos rios vai provocar "um grande efeito de erosão e uma perda absoluta do solo em redor".

Rui Cortes alertou ainda para os efeitos na qualidade da água dos rios com a sucessão de barragens, como acontece no Tâmega, para onde estão previstas quatro empreendimentos, destacando a concentração de cianobactérias, que põem em causa o uso da água para fins de abastecimento público.

Alertou ainda para novos estudos que contradizem a teoria do Governo, que tem apresentado as barragens como uma forma de energia que produz entre 50 a 120 vezes menos emissões de CO2 comparadas com as fontes clássicas, os combustíveis fósseis.

"O Governo aceita que existe uma degradação da qualidade de água, mas diz que, por outro lado, existe um ganho a nível da redução das emissões. No entanto, estudos mais recentes dizem que as emissões de gases de efeito de estufa a partir das grandes albufeiras representam cerca de quatro por cento do total de emissões a nível mundial".

O especialista falava no decorrer do debate "Sim ou não às barragens do Tua e do Sabor", organizado pelo blogue "Nortadas" em parceria com o Museu do Douro.

Apesar de ter confirmado a presença, a EDP não marcou presença no debate, que contou com a participação de algumas dezenas de pessoas e onde foram feitas muitas críticas à política energética do Governo.

Ao contrário do que era esperado, o debate acabou por focar pouco o Sabor, já em construção, ou o Tua, cujo início dos trabalhos está anunciado para o final do ano.

O especialista em energia nuclear, Sampaio Nunes, afirmou que Portugal está "à beira da falência porque as opções energéticas foram erradas e foram feitas sem se fazerem contas".

Sampaio Nunes defendeu uma maior "eficiência energética" e a energia nuclear como uma "eventual" alternativa ao que se pretende fazer com as barragens, considerando que a sua construção visa apenas "tentar corrigir o excesso da flutuação da energia eólica".

Apesar de discordar da opção do nuclear, Joanaz de Melo, investigador universitário e membro do Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), também defendeu que a "prioridade nacional" deve ser a "eficiência energética", avançando com a necessidade de reduzir em 30 por cento o consumo de energia.

Perplexidades

O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, entusiasmado com o furor de combater a crise, disse ontem em Vila Flor que as novas estradas transmontanas vão ter portagens e que os utilizadores também terão de contribuir para um investimento prometido para fazer justiça a uma região isolada.
Pasme-se! O senhor ministro alargou o pagamento das portagens ao IC5 e ao IP2: Isto seria inédito em Portugal e um regresso à idade Média. Astérix diria "estes ... estão loucos!"
Depois o senhor ministro restabelecido das curvas, mau piso e dureza das estradas do interior refrescou-se, acalmou, reconsiderou e lá disse que não, que as únicas portagens a pagar nas novas concessões rodoviárias de Trás-os-Montes serão as variantes de Vila Real e Bragança e o túnel do Marão. Aqui
De pasmar foram também as reacções dos autarcas presentes. Vede i. Não se opuseram frontal e categoricamente e o de Vila Flor até se mostrou muito compreensivo.
O de Carrazeda preocupou-se muito e desejou uns tempos sem taxas e depois... logo se vê “porque enquanto que há regiões que estão a beneficiar há muitos anos de itinerários como os que estão a ser construídos aqui sem pagarem, provavelmente querem que nós comecemos a pagar dentro de pouco tempo”. Por favor, apenas um pouquinho sem pagar...
O de Vila Flor preocupou-se também, mas conclui que não há remédio até porque “seria bom que não houvesse portagens, mas alguém tem de pagar”.
Com governantes destes, alguém ainda acredita em promessas e que não teremos portagens na "estada da justiça"?

Renovações

16 julho 2010

Divulgação

Convite

No próximo sábado, dia 17 de Julho, pelas 10 horas no Museu do Douro, Régua, o blog Nortadas marca a agenda da actualidade com um importante debate à volta da questão das barragens do Tua e do Sabor.

De acordo com informação constante no blog "Nortadas", haverá intervenções a favor da solução das barragens e do plano nacional de barragens e intervenções contra a solução proposta das barragens.

A EDP far-se-á representar e os demais palestrantes, já confirmados, são:

Professor Doutor Rui Cortes (UTAD),
Professsor Alvaro Domingues (FAUP);
Professor Doutor Joanaz de Melo (UNL)
Professor Doutor Sampaio Nunes;
Dr. Francisco Sousa Fialho;
Dr. João Anacoreta Correia.

13 julho 2010

Divulgação: challenge nightly btt

A empresa activansilanis vai realizar no próximo dia 24.07.2010 um passeio nocturno de BTT.

O evento tem como principal objectivo o puro convívio entre todos os participantes, pelo lazer e pelo divertimento, bem como a promoção do desporto em bicicleta na vertente todo-o-terreno, vulgarmente conhecido como BTT.Assim sendo, é um evento aberto a todos os interessados de ambos os sexos (maiores de 12 anos) independentemente da sua condição física.
Uma vez que se trata de um passeio guiado, serão feitas tantas paragens de reagrupamento, quantas as necessárias, de forma a manter o grupo o mais compacto possível e naturalmente em salutar convívio.Aparece!

11 julho 2010

Dia 18 de Julho de 2010

1.º Torneio de Sueca em Zedes


É já no próximo domingo que a Sede da ACD de Zedes vai ser palco de um grande torneio de sueca, no âmbito das comemorações do 29.º Aniversário da Colectividade.

Os interessados devem fazer a sua inscrição (15 zedes, por equipa) o mais rápido possível para assim se organizar convenientemente o lanche dos participantes. Podem fazê-lo na sede ou para o n.º 918702367.



1.º Grande Torneio de Sueca

Dia 18 de Julho de 2010
Zedes – Carrazeda de Ansiães

Inicio às 15h
Na sede da ACDZ

Prémios:

1.º lugar – 2 presuntos
2.º lugar – 2 bacalhaus
3.º lugar – 2 almoços
4.º lugar – 2 livros

Consulte o regulamento na Sede

Este torneio tem o apoio de :
• MODELO Bragança
• Restaurante O Careca (Carrazeda de Ansiães)

08 julho 2010

RIO DOURO - DE OURO ÉS





PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL
A auto – estrada que é o nosso Rio Douro, por aqui em Foz Tua e no cais da Senhora da Ribeira, se movimentam os Turistas que tanto gostam de visitar o nosso concelho e o Castelo de Ansiães. Por terras de Ansiães, os barcos que nos visitam na auto – estrada do Douro.
Fui recentemente repetir a “ROTA DO DOURO” e foi com agrado que verifiquei o que a seguir nesta nota breve vos deixo para reflectir.
A estrada continua com as dimensões minúsculas e de meter medo ao mais ousado dos automobilistas . As ervas que crescem á vontade nas bermas mais dificultam o trajecto.
Depois da Senhora da Ribeira para a frente, aqui há que redobrar a atenção e cuidado que o Rio Douro corre mesmo ali ao lado. Seguimos estrada fora e alguns pescadores lá estavam a praticar o seu desporto favorito, uma oportunidade para o Clube de Caça e Pesca de Carrazeda aproveitar, há potencial, jovens e não jovens interessados, em provas desportivas. Oportunidade para se criar um troféu “Rota do Douro- Pesca ano 2010.”
Mais tarde a subida para Lousa – Torre de Moncorvo, distante 9 Klm do Rio Douro, paisagem deslumbrante e uma estrada em muito bom estado de conservação, nada mas mesmo nada comparável aos 2 Klm de buracos, crateras e outros estragos da estrada municipal que liga o cruzamento de São Salvador do Mundo ao concelho de São João da Pesqueira. Atenção sr. Presidente da Câmara. Com este cartão de visita os Turistas da parte de cá “fogem a sete pés” do seu concelho. Não há direito em pleno século XX ter a estrada naquele estado lamentável. Nem os condenados ao trabalho na vila de S. João da Pesqueira e outros de da Pesqueoira trabalham na vilka de Carrazeda, mereciam tal castigo.
È que nem o São Salvador do Mundo, consegue encontrar uma justificação para o não arranjo daquela via, as autoridades são responsáveis, o comércio tem prejuízo e não há necessidade.
Senhor Presidente da Câmara de São João da Pesqueira - Siga o exemplo dos concelhos vizinhos Carrazeda e Vila Flor, que vão ter uma IC 5 a qual vai dar oportunidade de saír mais depressa para Vila Real, para o Porto, para o outro Mundo.

06 julho 2010

ansiães na idade média




CARRAZEDA NA IDADE MÉDIA

FOI UM ENORME SUCESSO, A REALIZAÇÃO DA FEIRA MEDIEVAL. O POVO SAIU À RUA COM ALEGRIA, E VESTES A PRECEITO.
PARTICIPOU NOS EVENTOS, NAS LUTAS CORPO A CORPO, ENTRE FIDALGOS DE VILA FLOR E DE CARRAZEDA.. APLAUDIU AS EXIBIÇÕES DE COBRAS E A DESTREZA DAS AVES DE RAPINA. COMPROU ARTESANATO VARIADO E OS MIUDOS FICARAM DE OLHOS ABERTOS NOS PEÕES E NAS “BESTAS” APARELHOS QUE LANÇAM SETAS PARA ABATER PEIXES E ANIMAIS SELVAGENS.
AO ENTUSIASMO POPULAR CORRESPONDEU O SORRISO FRANCO, ABERTO DE ORELHA A ORELHA DO REI- LADEADO PELAS DAMAS DE HONRA QUE TAMBÉM EXIBIAM O MELHOR DO SEU SORRIR.NUMA CONVICÇÃO DE BEM SERVIR.
SERVIÇO LIMPO FOI A INICIATIVA DE “ANSIÃES NA IDADE MÉDIA” POR UMA MOEDA COMPRA-SE A CANECA E POR OUTRA MOEDA, LÁ VEM A CANECA CHEIA DE VINHO OU CERVEJA CASEIRA, PARA ACOMPANHAR OS DIVERSOS PETISCOS QUE O TABERNEIRO PREPAROU COM ARTE E SABER.. OS COMENSAIS HABITUAIS COMPARECERAM EM ELEVADO NÚMERO E FIZERAM A FESTA COM O POVO ENVERGANDO TRAJES DOS BISAVÓS SAÍDOS DAS ARCAS. HOUVE CANTOS, E ATÉ A RECRIAÇÃO HISTÓRICA DO ASSALTO AO CASTELO DE ANSIÃES.
NO DIA SEGUINTE, O POVO MAIS UMA VEZ CORRESPONDEU EM ELEVADO NÚMERO E O CENÁRIO NÃO PODIA SER MELHOR, ESTAVAM REPRESENTADAS TODAS AS CLASSES SOCIAIS OU SEJA O CLERO, A NOBREZA E O POVO.
FOI ASSIM COM POMPA E CIRCUNSTÂNCIA QUE SE PROCEDEU AO ENTERRO DO “FESTIVAL DE MUSICA MEDIEVAL” QUE SÓ DEU LUCRO AOS SEUS PROMOTORES, ENQUANTO POR ANSIÃES GOVERNOU O ALCAIDE DAS TERRAS DE LINHARES. O DITO FESTIVAL É RECORDADO COMO SENDO O PRINCIPAL RESPONSAVEL PELO DESAPARECIMENTO DO TESOURO.
ACREDITA-SE QUE PARA O ANO A INICIATIVA VAI CONTINUAR, POIS ESTA TEM A REALIZAÇÃO CAUCIONADA PELO PARECER PUBLICO – QUE FOI PEDIDO NA REUNIÃO DE ´SÁBIOS CONSELHEIROS DO REINO.
NÃO FOI VISTO O HISTORIADRO DA CORTE O NOBRE CONDE CRISTIANO MORAIS, AUTOR DO LIVRO “POR TERRAS DE ANSIÃES” OCUPADO NOUTRAS LIDES. FOI MUITO COMENTADA A SUA AUSÊNCIA POIS CERTAMENTE CONTRIBUIRIA EM MUITO O SABER DE EXPERIÊNCIA FEITO.
PORÉM NA HORA DO ACERTO E COBRANÇA DOS DIZIMOS GASTOS, O POVO – SEMPRE O MESMO O POVO – FOI INFORMADO PELOS SEUS REPRESENTANTES QUE FOI MUITO O DINHEIRO GASTO, QUE OS CAVALEIROS E AS DAMAS CONTRATADAS PARA O EVENTO AINDA LEVARAM MAIS MOEDAS QUE O TAL FESTIVAL DE MUSICA.
A VERDADE É QUE TEMOS UM REI QUE NÃO TEM A MAIORIA DO APOIO DOS SEUS PARES E MESMO NO SEU SÉQUITO MUITOS HÁ QUE LHE QUEREM FAZER A CORTE.
A REAÇÃO DO CLERO É CONHECIDA, NÃO VALEU A PENA E OS FIDALGOS TAMBÉM ELES SE QUEIXAM DAS MOEDAS QUE NÃO RECEBERAM È A CRISE. PARA O ANO POR TERRAS DE ANSIÃES – VOLUME 2 – OS CRONISTAS ESTÃO ATENTOS.

01 julho 2010

Construção da barragem do Tua

Em resposta a uma nossa preocupação da submersão do património do Vale do Tua, eis a resposta de dois dos nossos eurodeputados.

PERGUNTA ESCRITA E-5996/09
apresentada por José Manuel Fernandes e Maria da Graça Carvalho (PPE) à Comissão


Assunto: Plano Nacional de Barragens português


O Plano Nacional de Barragens português (Plano) prevê a construção de 10 novas barragens em várias bacias hidrográficas do país. Segundo a imprensa nacional, a Comissão terá encomendado um estudo que faz uma avaliação independente dos conteúdos deste Plano.


Pergunta-se à Comissão o seguinte:


1. Foi apresentado algum pedido de fundos europeus para o financiamento da construção destas barragens? Se foi, quais os montantes solicitados?


2. O Governo português apreciou a possibilidade de atingir os objectivos do Plano através de alternativas, nomeadamente aperfeiçoando as barragens já em funcionamento ou através de melhorias nos sistemas de eficiência energética?


3. Na eventualidade de se verificar que não há conformidade do Plano com os estudos de impacto ambiental exigidos pela legislação, que medidas pretende a Comissão Europeia tomar?




Resposta dada por Stavros Dimas
em nome da Comissão
(4.2.2010)




O financiamento das novas barragens não está previsto no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), que o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e o Fundo de Coesão financiarão no período 2007-2013. Portanto, não foi nem será apresentado qualquer pedido à Comissão. Em termos de produção de energia hidroeléctrica, o QREN refere apenas a produção de electricidade a partir de fontes renováveis, o que poderá incluir centrais mini-hídricas. Em dois programas operacionais, é referida a possibilidade de se financiarem mini hídricas, que são consideradas fontes renováveis de produção de energia: 1) o POVT (pelo Fundo de Coesão), que prevê o financiamento de energias renováveis nos Açores (incluindo centrais mini-hídricas); 2) o programa operacional para a Região Centro (pelo FEDER), que prevê o financiamento de projectos–piloto para energias renováveis, podendo incluir centrais mini-hídricas piloto. Uma vez que estariam em causa projectos relativamente pequenos (de qualquer modo, muito abaixo dos limiares de 50 milhões de euros), não será apresentado qualquer pedido à Comissão. Trata-se de financiamentos a decidir pelos Estados-Membros. Só no caso de grandes projectos, cujo custo total exceda 50 milhões de euros, é necessário pedido à Comissão.


O Banco Europeu de Investimento (BEI) está neste momento a apreciar um pedido que lhe foi apresentado para o financiamento do projecto, da construção e da exploração de 4 novas barragens e de 4 centrais hidroeléctricas, das quais 2 convencionais e 2 de bombagem-armazenamento reversível, com uma capacidade total instalada de 1135 MW. Os Senhores Deputados podem consultar o sítio Web do BEI para mais informações:
http://www.eib.org/projects/pipeline/2009/20090036.htm?lang=-en


O Plano Nacional de Barragens português foi sujeito a uma avaliação nos termos da Directiva Avaliação Ambiental Estratégica . A adequação desta análise é uma das questões que a Comissão está a investigar, designadamente no tocante a opções como as que os Senhores Deputados mencionam e aos impactos do Plano no estado das águas.


A Comissão está a avaliar todos os elementos ao seu dispor, incluindo informações prestadas pelas autoridades portuguesas e os dados decorrentes de um estudo externo que encomendou. Estão previstos para breve contactos com as autoridades portuguesas, para clarificar as avaliações efectuadas. Se for identificada alguma infracção da legislação da União Europeia, a Comissão utilizará naturalmente as vias de recurso normais.


[1]           Directiva 2001/42/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de Junho de 2001, relativa à avaliação dos efeitos de determinados planos e programas no ambiente (JO L 197 de 21.7.2001).